O programa de Educação Socioemocional do Colégio Diocesano de Caruaru vivenciou, com grande sensibilidade, o projeto “Cada coração bate uma história”, uma experiência que valorizou a identidade única de cada criança, suas emoções, afetos e histórias pessoais.
Realizado com turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto teve como propósito promover o autoconhecimento, a empatia e a valorização do outro, fortalecendo os laços afetivos dentro do ambiente escolar. Inspirado no poema “Quadro Vivo”, do livro Passeio no Trem da Poesia, o projeto foi desenvolvido em várias etapas integrando professores e a equipe de socioemocional.
Na primeira etapa, intitulada “Cada coração bate uma história”, as professoras decoraram as portas das salas com o tema do projeto, utilizando elementos que representaram o coração e os sentimentos das crianças. A ação marcou visualmente o início das atividades e criou um ambiente acolhedor e inspirador.
Em seguida, sob a condução do bibliotecário Allex Melo, as turmas participaram da releitura do poema “Quadro Vivo”, vivenciando a poesia de maneira lúdica e expressiva. As crianças exploraram o significado dos versos e compartilharam suas interpretações sobre o que imaginavam ao ouvir o poema.
As professoras do socioemocional conduziram atividades criativas que estimularam o diálogo sobre emoções, a expressão de sentimentos e a empatia entre os colegas. Já o professor e músico Elias Guinho promoveu vivências lúdicas e dinâmicas, utilizando a música e o movimento como formas de conectar o corpo e o coração.
O projeto foi encerrado com um momento simbólico e emocionante: todas as turmas se reuniram para formar um grande coração na quadra do colégio, registrando em uma foto coletiva o sentimento de união, alegria e celebração da vida.
Mais do que uma sequência de atividades, o projeto “Cada coração bate uma história” se tornou uma linda jornada de autodescoberta e sensibilidade, em que cada batida do coração representou a força, a ternura e a singularidade de cada criança.