Colégio Diocesano de Caruaru

(81) 3721.0833

Rua Deputado Souto Filho, nº 227, Maurício de Nassau | CEP: 55.012-310 - Caruaru/PE

Seg - Sex 7:00 - 17:50

(81) 3721.0833

Seg - Sex 7.00 - 17:50

Professores do Diocesano analisam prova do Enem

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no último domingo (21) em todo o Brasil. O Colégio Diocesano de Caruaru esteve acompanhando de perto o dia de prova dos alunos e, logo em seguida, os professores analisaram o conteúdo a prova.

De acordo com o professor de história Veridiano Santos, coordenador da área de Ciências Humanas, este ano o peso para sociologia se mostrou maior do que outros anos. “O exercício da cidadania, questões de inclusão e exclusão e assuntos relacionados a diretos humanos e direitos civis foram muito presentes nas questões”, afirma.

Na visão do professor de geografia Newton Augusto, o Enem não deu margem para uma abordagem crítica de assuntos como o meio ambiente, por exemplo. “O movimento ambiental não teve o peso de outrora. Vimos outros temas como políticas públicas e a questão indígena serem mais recorrentes na prova”, explica.

Sobre a temida redação, o tema este ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O professor de redação Menelau Junior explica que a temática foi muito importante do ponto de vista social. “Quando o Enem traz uma temática como a falta de registro civil, que atinge atualmente 4 milhões de pessoas, ele faz com que a sociedade reflita sobre esse problema”, analisa.

Acessar o conteúdo