O professor de História Daniel Silva, que faz parte do corpo docente do Colégio Diocesano de Caruaru, apresentou, no dia 29 de março, a defesa pública do seu patrono na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), o Vigário Freire, que ocupava a cadeira número 16, agora sob os cuidados do professor Daniel.
Membro da academia desde outubro do ano passado, Daniel tem graduação, especialização e mestrado em história. É professor do Diocesano há 18 anos e professor universitário há 14 anos. "Além de ser uma satisfação para Caruaru, é motivo de orgulho para a escola. Daniel é prata da casa e sua entrada na academia é muito merecida, pois ele conhece a fundo a história de Caruaru”, afirma a diretora pedagógica do Diocesano, Aleir Ribeiro Galvão.
Na apresentação pública, o historiador narrou a trajetória de Vigário Freire, que foi pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores, entre 1856 e 1908. Figura caridosa, Freire tinha dedicação total aos seus fiéis.
Ao realizar a defesa de seu patrono na Acaccil, Daniel deu um importante passo na sua passagem pela academia. "É um misto de alegria, orgulho e responsabilidade. Alegria por fazer parte de um grupo reconhecido, orgulho porque isso vai me colocar na história de Caruaru, igual aos patronos que lá existem, e responsabilidade porque sei que preciso trabalhar pela Academia, que é igual a trabalhar pela cidade de Caruaru", revela o professor.
Daniel possui participação em três livros, sendo um de poesia, um científico e outro folclórico, e pretende realizar várias ações na Acaccil. “Quero criar projetos que contribuam com a cultura, ciências e letras da cidade e ajudem no reconhecimento da Academia", explica.




