O mês de maio vai marcar a realização da primeira Olimpíada Diocesano de Português. O público-alvo da competição serão alunos a partir do 8º ano. A ideia é preencher uma lacuna de competições na área, pois a única olimpíada brasileira de língua portuguesa é voltada para escolas públicas. Mais de 300 alunos estão inscritos na competição, que ocorrerá no dia 6 de maio.
Os alunos que obtiverem pelo menos 70% de acertos vão para a segunda etapa, em setembro. "Sentimos a necessidade de realizar esta competição, porque os alunos participam de olimpíadas em outras áreas e havia uma carência em códigos e linguagens, por não haver disputas nacionais. É uma forma também de avaliar os alunos e estimulá-los para os estudos", analisa o coordenador da Área de Códigos e Linguagens, Menelau Júnior.
De acordo com Menelau, as provas da olimpíada foram preparadas nos moldes do Enem e servirão também como mais uma preparação para os estudantes do Ensino Médio. “Como a prova será mais interpretativa, os alunos do Ensino Médio poderão competir de igual para igual, independentemente da série. Da mesma forma será para os estudantes do Fundamental”, explica.




