Desde o início do ano, o Colégio Diocesano de Caruaru está desenvolvendo o Projeto Piloto de Tecnologia da Informação (PPTI), voltado para estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A proposta do projeto é oferecer aos alunos aulas teóricas e práticas sobre Tecnologia com ênfase na engenharia do conhecimento.
As aulas são ministradas pelo professor Alexandre Freitas, graduado em redes de computadores e especialista em segurança da informação e cabeamento estruturado. De acordo com o docente, os conteúdos trabalhados no PPTI abordam questões como hardware, software, redes de computadores, segurança da informação e tecnologia mobile. "Os assuntos do projeto fazem parte do cotidiano dos alunos, o que acaba aguçando a curiosidade deles para saber os componentes de um produto como o computador, por exemplo, e ainda faz com que os conteúdos tenham aplicabilidade no dia a dia", explica o professor.
O Diocesano é pioneiro ao oferecer para os alunos a disciplina de Tecnologia da Informação como atividade extracurricular. A iniciação à tecnologia proposta pela escola também abre um leque de alternativas na escolha da profissão, pois muitos estudantes acabam desenvolvendo o interesse pela área e buscam seguir carreira na área de Tecnologia e engenharia do conhecimento. "Esse projeto é extremamente importante porque existe um déficit muito grande de profissionais na área de tecnologia e muitos alunos começam a gostar desse segmento desde cedo", afirma Alexandre Freitas.