O Colégio Diocesano de Caruaru vivenciou um momento de grande significado com a culminância do Projeto de Letramento Racial, realizada com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O encontro, realizado no dia 27 de setembro, contou com a presença da palestrante Tamyres Silva, servidora pública, que conduziu uma conversa sensível e necessária sobre o respeito, a diversidade e o combate ao racismo direcionada aos familiares dos alunos. Após a palestra, o Diocesano se transformou em um grande espaço de diálogo com as apresenrações dos trabalhos produzidos pelos estudantes do 2º ao 5º ano.
O letramento racial é um processo pedagógico que busca promover a consciência crítica e a reeducação social, ajudando crianças e jovens a compreender, reconhecer e combater as diferentes formas de racismo. Por meio desse trabalho, os estudantes são convidados a refletir sobre a história, as relações raciais e a importância de valorizar a pluralidade cultural brasileira.
Durante o projeto, foram abordadas as principais formas de racismo:
Racismo estrutural: aquele que está enraizado na história e se manifesta nas estruturas e instituições sociais.
Racismo institucional: presente em práticas discriminatórias de órgãos públicos e privados.
Racismo recreativo: expresso em piadas, brincadeiras e estereótipos hostis.
Mais do que uma culminância, o encontro marcou a consolidação de um trabalho que precisa ser contínuo. O letramento racial deve ser vivenciado ao longo de todo o ano letivo, integrando o currículo e as práticas pedagógicas da escola, e não apenas no período que celebra o Dia da Consciência Negra.
Com escuta, diálogo e sensibilidade, o projeto reafirmou o compromisso do Diocesano com uma educação antirracista, inclusiva e transformadora, que valoriza o respeito às diferenças e o reconhecimento da identidade de cada aluno.