Ensino Fundamental – Anos iniciais

Lendo e escrevendo o mundo.

Norteada pelo paradigma cognitivista, a Proposta Político-Pedagógica do Diocesano para os anos iniciais do Ensino Fundamental implementa o processo de ensino-aprendizagem numa abordagem interdisciplinar e contextualizada. Procura trabalhar os conteúdos curriculares, oportunizando ao aluno o exercício de pensar, pesquisar, argumentar, ler e interpretar diferentes linguagens, contribuindo para ampliar sua visão de mundo.

No turno da manhã, são ministradas regularmente aulas de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Matemática, Ciências, História, Geografia,  Ensino Religioso, Filosofia e Inglês. No contraturno, os alunos têm aulas de Robótica, Dança e Música.

A avaliação sistemática é parte integrante do processo acadêmico. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, ela ocorre semanalmente, através de testes multidisciplinares; e bimestralmente, após a conclusão de cada unidade letiva. Todos os alunos desse segmento anualmente são submetidos a “um teste padronizado de referência” a fim de que a Escola possa fazer as intervenções necessárias, de modo a garantir expressivos resultados na aprendizagem.

Os alunos do 5º ano ainda realizam, por semestre, a Provinha SAS, avaliação aplicada em todas as Escolas da Rede SAS, como ferramenta avaliativa do desempenho do aluno, em relação aos conteúdos trabalhados, no tocante  às habilidades desenvolvidas.

Aos pais e/ou responsáveis é encaminhado periodicamente o Boletim de Notas, ficando este  disponibilizado no Portal da Escola, com acesso restrito ao aluno e seu responsável.

O Diocesano adota, em todo segmento, livros didáticos do SAS (Sistema Ari de Sá de Ensino), material elaborado criteriosamente observando os referenciais dos PCNs e de execução assistida por uma consultoria pedagógica SAS.

O espaço físico disponibilizado para as crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental costa de:

• Salas de aula climatizadas;
  • Biblioteca;