Colégio Diocesano de Caruaru

(81) 3721.0833

Rua Deputado Souto Filho, nº 227, Maurício de Nassau | CEP: 55.012-310 - Caruaru/PE

Seg - Sex 7:00 - 17:50

(81) 3721.0833

Seg - Sex 7.00 - 17:50

Itinerários formativos realizam culminância dos trabalhos desenvolvidos no semestre

Reforçando sua marca de ser tradicionalmente inovador, o Colégio Diocesano de Caruaru é pioneiro em Pernambuco ao vivenciar no período letivo do ensino médio os itinerários formativos, antecipando a exigência do Ministério da Educação que passará a obrigar as escolas somente a partir de 2022. Este ano, a culminância dos itinerários do semestre 2021.2 ocorre de 22 a 26 de novembro, com a socialização das experiências e resultados.

Durante a semana, o itinerário “Cinema, Literatura e Fotografia” realizou uma exposição fotográfica no pátio interno do colégio, com imagens inspiradas em filmes de Charles Chaplin.

Os alunos que participaram do itinerário “Empreendedorismo e Inovação” produziram painéis para apresentar seus projetos e ideias inovadoras de negócios.

O itinerário “Anatomia e Fisiologia Humana” realizou uma ação sobre o Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Já o itinerário “Programação e Tecnologia Digital” também desenvolveu atividades com a participação dos alunos.

Finalizando o ciclo de culminância das atividades, o itinerário “Comunicação” divulgou vários podcasts produzidos pelos estudantes com assuntos diversos, como intercâmbio, grêmio e cultura local. O itinerário Iniciação Científica levou apresentações das pesquisas desenvolvidas dos alunos para o auditório do Diocesano.

Os itinerários formativos fazem parte das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica e estão diretamente associados às habilidades e competências que todos os alunos devem desenvolver durante o ensino médio. Através de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, os estudantes poderão se aprofundar nos conhecimentos de uma área.

Desde o ano passado, o Diocesano inseriu os itinerários formativos a partir do 1º ano do ensino médio, com a organização curricular mais flexível dando aos estudantes a oportunidade de escolher alguma disciplina dentro de sua área de interesse.

Acessar o conteúdo