O Colégio Diocesano de Caruaru, através do Serviço de Ensino Religioso e Pastoral (Serp), sob a coordenação do padre Heleno Vieira, comemora os primeiros frutos da implantação da Pastoral da Educação, que nasceu com a proposta de atuar como o agir de Deus no campo da educação com respeito às diversas realidades com o desafio de levar a paz.
Atualmente, a Pastoral da Educação possui oito membros, entre professores e funcionários do Diocesano, que participam ativamente das ações propostas no grupo. O primeiro passo dado pela pastoral foi a sua estruturação embasada em estudos, como o último documento da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trata sobre as diretrizes da Pastoral da Educação para o Brasil. “Em setembro do ano passado, participamos do encontro nacional das pastorais realizado no Rio de Janeiro com a equipe da CNBB. Nos meses seguintes, demos continuidade aos estudos sobre a Pastoral da Educação como forma de preparar melhor nossa equipe para atuar junto à escola”, explica o padre Heleno Vieira, coordenador do Serp e da Pastoral da Educação do Diocesano.
A Pastoral tem realizado ações como a atuação na rotina do colégio, propondo momentos de oração; banners explicativos expostos na sala de matrícula sobre o trabalho da Pastoral da Educação; visitas a famílias em situações de risco; presença nas festividades da Páscoa do colégio; e a ação realizada em parceria com o Grupo de Teatro Ená Iomerê para a arrecadação de alimentos durante a apresentação da peça de teatro O Pequeno Príncipe, em comemoração aos 25 anos de história do grupo. “A Pastoral da Educação se propõe a ser presença e atuação no mundo, como uma presença viva do próprio Jesus Cristo, promovendo libertação, vida e dignidade a todos”, explica
o padre Heleno Vieira.
Entre as próximas ações, estão a criação de um livro com a literatura de cordel sobre a atuação da pastoral, a preparação de palavras cruzadas também sobre o trabalho realizado pelos membros e ainda a expansão da Pastoral da Educação para outras escolas confessionais da Diocese de Caruaru. O grupo elaborou o hino Jesus Educador, com letra de José Veridiano e música de Jair Adriane; criou a oração da Pastoral da Educação para ser um norte diário da atuação baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo;
Oração da Pastoral da Educação
Senhor Jesus, ajudai-nos a ser presença evangelizadora da Igreja no mundo da Educação. Que nós, educadores, possamos contribuir com a superação dos desafios e na melhoria do Sistema Educativo do nosso país, atentos à
realidade de cada uma de nossas escolas. Assim, poderemos proporcionar uma ação reflexão à luz dos valores do evangelho, sempre guiados pelo Espírito Santo.
Que sejamos modelo a partir da prática do pensar, sentir, fazer, e que, cada vez mais, haja a interação entre a Igreja, a escola, a família e a sociedade no processo educacional.
Iluminai-nos, Senhor, para que sejamos verdadeiros agentes da Pastoral da Educação, amparados por Nossa Senhora Educadora. Amém!





