Primeiros passos

Norteada pelo paradigma cognitivista, a Proposta Politico-Pedagógica  do Colégio Diocesano para a educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental encampa os seguintes pressupostos da Teoria de Bruner.

• a importância de favorecer o processo da descoberta;
  • a necessidade de instalar no indivíduo a pré-disposição à aprendizagem;
  • a compreensão de que é necessário prover revisitas a conceitos e atividades já estudados.

Os conteúdos trabalhados são organizados conforme os eixos temáticos indicados nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Assim contemplam:

• Linguagem Oral e Escrita;
  • Linguagem Artística ( Música e Artes Visuais);
  • Movimento;
  • Matemática;
  • Estudos do Meio (Natureza e Sociedade);
  • Identidade e Autonomia.

Ainda são oferecidas, no turno regular, aulas de Ensino Religioso, Informática e Inglês; em contraturno,  aulas de Iniciação à Programação (Robótica).

A Avaliação ocorre de forma processual e o registro do desempenho do(a)  aluno(a) não implicará sua aprovação e/ou reprovação para o ano subsequente.

Aos pais e/ou responsáveis são disponibilizados periodicamente portfólios, fichas de acompanhamento e relatórios que retratem a caminhada escolar da criança.

O Diocesano adota, em todo segmento, livros didáticos do SAS (Sistema Ari de Sá de Ensino), material elaborado criteriosamente observando os referenciais dos PCNs e de execução assistida por uma consultoria pedagógica SAS.

Projetado para atender a crianças de 2 a 6 anos, o ambiente físico oferece:

• salas de aula climatizadas;
  • sala de Projeção/Leitura;
  • brinquedoteca;
  • parque;
  • laboratório de Informática;
  • sala de música;
  • auditório 3D;
  • capela.

Nossa proposta inclui mais atividades