Ensino Fundamental – Anos finais

Reconstruindo saberes.

Norteada pelo paradigma cognitivista, a Proposta Político-Pedagógica do Diocesano para os anos finais do Ensino Fundamental assegura o acesso aos conhecimentos científicos através de uma prática de construção que oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas ( pensar de forma criativa e lógica; planejar e tomar decisões; resolver eficientemente situações-problema), sociais ( trabalhar em equipe; resolver conflitos, respeitando as normas de convivência; comunicar-se com clareza), emocionais ( lidar com sentimentos diversos- alegria e tristeza, ganhos e perdas, sucesso e fracasso etc) e éticas ( agir para o bem coletivo, respeitando as diferenças).

Os conteúdos disciplinares trabalhados abrangem Língua Portuguesa (Literatura, Gramática e Redação), Artes, Educação Física, Matemática, Raciocínio Lógico, Ciências Naturais (com abordagem específica da Biologia nos 8º  e 9º anos, Química e Física no 9º ano), História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol e Ensino Religioso.

Ainda são oferecidas no contraturno aulas de Robótica, Dança, Teatro e Música (Violão e Coral).

A avaliação sistemática é parte integrante do processo ensino-aprendizagem e ocorre semanalmente através de testes Multidisciplinares, e bimestralmente, após a conclusão de cada unidade letiva. Ainda faz parte do processo avaliativo da escola a Avaliação Sistemática Acadêmica/SAS, aplicada semestralmente como ferramenta de controle dos conteúdos trabalhados, bem como do nível de desempenho dos alunos nesses conteúdos.

O Diocesano utiliza os livros didáticos do SAS – Sistema Ari de Sá de Ensino -, que tratam os conteúdos num rigoroso padrão de qualidade. Os alunos ainda têm acesso ao SAS TV e ao SAS Digital, ferramentas que ampliam o projeto pedagógico para além das salas de aula.

Aos alunos do 6º ao 9º ano são disponibilizados:

• salas de aula climatizadas;
  • salas de aula climatizadas, com equipamento multimídia;
  • biblioteca;
  • laboratórios de Biologia, Química e Física;