Diretrizes Pedagógicas

iretrizes PedagógicasConsiderando o aluno como sujeito ativo e construtor do seu conhecimento, o Diocesano formaliza uma proposta que procura trabalhar os conteúdos curriculares, levando o aluno a pensar, argumentar, buscar e selecionar informações, a ler e interpretar diferentes linguagens.
Através da Curriculação Espiral fundamentada na Teoria de Brunner, possibilita revisitar continuamente conceitos e atividades.
O estímulo ao desenvolvimento das potencialidades do indivíduo expressa o marco qualitativo no processo ensino-aprendizagem. Norteada pelo paradigma cognitivista, a Proposta Político-Pedagógica do Colégio Diocesano implementa o processo de ensino-aprendizagem numa abordagem interdisciplinar e contextualizada.

O trabalho pedagógico do Colégio implementa ações que favorecem:

– o desenvolvimento eficiente, em todos os níveis, de uma programação de conteúdos e atividades nas três áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias;
– a consolidação e ampliação de ações relacionadas à vida cristã, à valorização cultural e à expressão artística;
– o incentivo à prática docente sintonizada com os avanços tecnológicos, científicos e culturais;
– a priorização das práticas pedagógicas que contribuem para a construção de competências e habilidades direcionadas para o desenvolvimento da autonomia, iniciativa e criatividade.